Quem somos

Apostamos no desenvolvimento de novas tecnologias, novos produtos e novos conceitos que possibilitem a alteração do paradigma de desenvolvimento das sociedades modernas.

A Grupo Bel R&D é a empresa que promove o ramo de investigação e desenvolvimento do Grupo Bel, apostando em novas ideias e conceitos que possam no futuro contribuir para alterar o paradigma de desenvolvimento das sociedades modernas.

Dentro da estrutura do Grupo BEL, que integra diversas empresas na área tecnológica, desde o ano de 2018 que foi reconhecida a importância das atividades de R&D no âmbito da estratégia do Grupo, potenciando os recursos humanos e materiais que se encontram em determinadas empresas detidas pelo Grupo.

A dinamização de tais atividades esteve na origem da criação da Grupo Bel R&D. As áreas onde o Grupo tem atividades de investigação e desenvolvimento incluem materiais (aerogel, e.g., com base em sílica, bem como fabricação aditiva em titânio), robótica e automação (robôs autónomos móveis e veículos guiados automaticamente), aeronáutica (eletrónica para ambientes hostis e algoritmos inteligentes), espaço (instrumentação, gestão de energia elétrica, deteção remota e monitorização do geoespaço), e saúde (sistemas autónomos de desinfeção e de apoio à pandemia).

Novas Tecnologias

A Grupo Bel R&D aposta no desenvolvimento de novas tecnologias que, por um lado, permitam obter elevado retorno para a comunidade a médio e longo prazo, e, por outro, se mostrem suscetíveis de contribuir para resolver problemas prementes, designadamente relacionados com a utilização de materiais de construção sustentáveis, a eficiência energética dos edifícios e as alterações climáticas.

Neste sentido, a Grupo Bel R&D apresenta uma equipa com perfil de I&D, ligada a um cluster de centros de investigação universitários, dotados de capacidades técnicas apuradas, e cumpridores de regras de negócios consolidadas internacionalmente.

Novos Produtos

A Grupo Bel R&D promove o “efeito multiplicador” das atividades de I&D que têm vindo a fomentar, de modo sistemático, a criação de novos produtos, com criatividade, transferência/reprodução de conhecimento, sem prejuízo de incerteza quanto ao resultado.

Na expressão inspiradora de Gunnar Eliasson (Advanced Public Procurement as Industrial Policy. The Aircraft Industry as a Technical University, Springer, 2010, pp. 233-246), atualmente, o Grupo Bel integra um ramo que se tornou uma autêntica “universidade técnica de R&D” do Grupo, com resultados promissores.